Boas práticas Empresariais | Pagamentos a Horas

Aproxima-se a data de pagamento do IVA trimestral e para muitas empresas, isto significa um pagamento avultado que pode afetar a capacidade de investimento numa altura importante do ano.

Com a nova lei publicada em Diário da República na passada semana, as empresas enquadradas no regime trimestral passam a poder entregar o imposto até ao dia 20 do segundo mês seguinte ao trimestre do ano a que respeitam as operações. Neste sentido, o próximo prazo para o pagamento do IVA trimestral é no dia 20 de novembro.

Segundo dados de um estudo da Informa D&B, grande parte das empresas portuguesas paga com um atraso médio de 29 dias, sendo que apenas 14% cumprem em média com os prazos.

O atraso nos recebimentos e os constrangimentos de liquidez continuam a ser um dos problemas do setor empresarial português e afetam, em muitos casos, a capacidade de investimento das empresas (em particular das mais pequenas).

Assim, deverá existir uma mudança comportamental do setor empresarial Português de modo a cumprirem os prazos estipulados pelos Fornecedores, estimulando assim a economia. Deverá haver uma aumento da consciência por parte dos empresários que o cumprimento dos prazos é benéfico para todos.

Destaques
Notícias Recentes
Arquivo
Search By Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

© 2020 Garcia & Resende

  • Black Facebook Icon