• Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2018 Garcia & Resende

October 24, 2019

Please reload

Notícias Recentes

IRS: Vai entregar nos primeiros dias? Pense duas vezes

March 30, 2019

1/7
Please reload

Destaques

Que trabalhadores independentes têm de entregar o anexo SS?

April 7, 2017

Nada muda em relação aos anos anteriores, avisa o Ministério da Segurança Social. Entrega do IRS já arrancou e vai até 31 de Maio.

 

O Ministério da Segurança Social veio lembrar aos trabalhadores Independentes que, quando entregarem a declaração do IRS este ano (até 31 de Maio), devem preencher o anexo SS “à semelhança dos anos anteriores”. Tudo se mantém igual, sem alteração das regras que já existiam.

 

O anexo SS, lembra o ministério liderado por José Vieira da Silva, é o modelo onde “devem ser declarados os rendimentos ilíquidos dos trabalhadores independentes, auferidos durante o ano de 2016, e deve ser entregue juntamente com a Declaração Modelo 3 de IRS”.

 

A obrigação não abrange, porém, todos os contribuintes que passam recibos verdes. É o caso dos advogados integrados na Caixa de Previdência.

Apenas tem de preencher o quadro 6 do anexo SS quem, sendo trabalhador independente, presta serviços “a pessoas colectivas e a pessoas singulares com actividade empresarial”, e quem esteja obrigado a pagar contribuições tendo um rendimento anual igual ou superior a 2.527,92 euros (seis vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais, IAS).

 

De fora ficam, assim, os trabalhadores independentes que recebam menos deste valor, e os que estejam isentos de pagar as contribuições à Segurança Social quando acumulam actividade independente com trabalho por conta de outrem, se forem “simultaneamente pensionistas de invalidez ou de velhice”, quando sejam “simultaneamente titulares de pensão resultante da verificação de risco profissional com incapacidade para o trabalho igual ou superior a 70%” e os que só têm rendimentos empresariais e profissionais resultantes de actividade de “produção de electricidade por intermédio de unidades de microprodução” quando estes rendimentos não são tributados em IRS.

 

Saber mais aqui!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga-nos

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Search By Tags