Sociedade Unipessoal Vs Trabalhador Independente


Se pretende iniciar um negócio ou trabalhar sozinho, terá de decidir a opção que melhor se adequa ao seu projeto e setor de atividade, designadamente a forma jurídica a adotar.

Poderá simplesmente optar por trabalhar por conta própria, exercendo uma profissão liberal, caso em que deverá abrir atividade como trabalhador independente. Dependendo do volume de negócios, poderá ser obrigado a ter contabilidade organizada, caso em que deverá contratar um Contabilista Certificado.

Outra alternativa será constituir uma sociedade unipessoal por quotas, o que também obriga à contabilidade organizada e à contratação de um Contabilista Certificado, mas, por ser uma sociedade, tem personalidade jurídica e fiscal diferente do seu único sócio e a tributação é efetuada em sede de IRC e não de IRS.

Podemos dizer que a simplicidade de exercer a profissão como trabalhador independente nem sempre compensa, podendo ser mais vantajoso exercer a atividade constituindo uma sociedade. Nós ajudamos nessa tomada de decisão, oferecendo a proposta económica e fiscalmente mais vantajosa. Para mais esclarecimento não hesite em nos contactar.

Destaques
Notícias Recentes
Arquivo
Search By Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

© 2020 Garcia & Resende

  • Black Facebook Icon