• Garcia & Resende - Consultores de Negócios

Como poupar em impostos aumentando o capital da sua empresa?


Sim, é possível poupar em impostos aumentando o capital da sua empresa. A RCCS (Remuneração Convencional do Capital Social) é um benefício fiscal que lhe permite poupar no imposto, partindo do valor que investe em entradas de dinheiro no âmbito da constituição da sua empresa, ou em aumentos de capital por lucros gerados, conversão de suprimentos ou empréstimos de sócios.


A RCSS é um benefício que consiste na dedução fiscal, ao lucro sujeito a imposto, de parte das entradas de capital efetuadas pelos acionistas ou sócios.


  • Entradas realizadas em dinheiro no âmbito da constituição de sociedades ou do aumento de capital social;

  • Entradas em espécie realizadas no âmbito de aumento de capital social que correspondam à conversão de suprimentos ou de empréstimos de sócios que tenham sido efetivamente prestados à sociedade em dinheiro.


Se, por um lado, este benefício fiscal apoia a autonomia financeira da empresa, por outro lado reforça a relação com os parceiros de negócio através da redução do imposto a pagar, libertando dessa forma mais capital para investimento na atividade da empresa.


Relativamente a montantes, a a dedução fiscal corresponde a 7% das entradas de capital, realizadas em cada ano, e com o limite de entradas fixado em 2 milhões de euros. Uma das vantagens é que a dedução pode começar logo no ano da entrada do capital.


Exemplo prático


O sócio da sociedade XYZ no ano de 2022 procedeu ao aumento de capital de 10.000 euros por entradas de dinheiro. A empresa obteve um benefício fiscal de 700 euros, que poderá ser usado até 2026, num total de 4.200 euros.




22 visualizações0 comentário